quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Lançamento da Editora Vozes



Sob a ótica da comunicação





Livro lançado pela Editora Vozes mostra como
o cotidiano e a política podem ser entendidos
a partir de relações de comunicação







Estética da Comunicação”, lançamento da Editora Vozes, procura entender a sociedade a partir das relações de comunicação – não importa a área, há sempre algum tipo de comunicação a ser decifrada. O livro é o quinto trabalho de Luís Mauro Sá Martino, jornalista e professor universitário. Nascido em 1977, é doutor em ciências sociais pela PUC de São Paulo e atualmente está estudando mídia e cultura pop na Universidade de East Anglia, na Inglaterra.


Segundo o autor, “o livro é uma proposta de entender a sociedade a partir da comunicação. Não apenas dos meios eletrônicos, mas, de uma maneira geral, pensar as relações humanas a partir da comunicação entre as pessoas”.


Para ele, “toda comunicação nasce de uma ação e gera novas ações, portanto entender as relações sociais significa entender as relações de comunicação. Um ato politico, por exemplo, é algo prático se transformando em atos de comunicação reconvertidos em atos práticos. Essa interação entre comunicação e ação precisa ser melhor compreendida. Toda ação é um ato de comunicação”.


É nesse sentido que o livro se chama “Estética da Comunicação”. A palavra “estética” vem do grego e significa “sensação” ou “sensibilidade”, que o autor define como sendo a relação necessária entre as pessoas. Para o autor, entender a sociedade a partir da comunicação não é apenas estudar os meios, como a televisão, a internet ou o cinema, mas sim como as pessoas se relacionam com/sem esses meios.


Há um lado sombrio nesse processo. O livro mostra as relações de comunicação como espaços de poder. Conforme está no livro, “o controle da comunicação é um dos caminhos do poder. No entanto, esse poder da mídia não é ilimitado. A comunicação interpessoal é um contra-fluxo de informações no cotidiano – o diálogo é o contraponto ao poder”.


Estética da Comunicação procura delinear essas questões a partir de referências de várias disciplinas – o estudo da comunicação quebra de fronteiras entre campos do saber. O livro delineia um quadro geral das relações entre as pessoas e os diversos tipos de mídia. Da consciência do indivíduo à construção do “eu” digital.


Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the DVD e CD, I hope you enjoy. The address is http://dvd-e-cd.blogspot.com. A hug.