sexta-feira, 17 de abril de 2009

lançamento



DESAFIOS ÉTICOS DA CONTEMPORANEIDADE


A humanidade atravessa, de tempos em tempos, períodos de grandes turbulências sociais, econômicas e psicológicas que provocam mudanças de paradigmas e transformações culturais. Em Ética em movimento, lançamento da PAULUS, organizado por Anor Sganzerla, Ericson S. Falabretti e Francisco V. Bocca, são apresentadas as considerações que incidem nos pensadores e ideias advindas do universo ético-filosófico, desde a Antiguidade até o presente.
O livro reúne textos de estudiosos de Filosofia “aplicados em pesquisar o pensamento de autores que inventariam, sintetizariam teorias dos precedentes, inventaram conceitos fortes e, de modo geral, venceram as circunstâncias para o florecimento de suas ideias”, contextualiza os organizadores.
Ética em movimento ainda disponibiliza, ao final de cada temática, questões para debate com os alunos e sugestões de leituras sobre o autor estudado. Alguns textos trazem também indicações de filmes ilustrativos que ampliam a especulação filosófica disparada pelas leituras, como, por exemplo, no capítulo 14 Nietzsche: a filosofia do trágico, entre a ética e a estética, no qual os autores indicam o filme Melinda & Melinda, de Woody Allen.
A obra conceitua-se em temas éticos analisados sob a perspectiva da filosofia, dividindo-se em três blocos distintos e complementares. O primeiro, Ética antiga e medieval, aborda entre outras, a temática: Platão: a caverna como referência ética.
Ética e filosofia política na Idade Moderna é o segundo bloco da obra, que analisa os textos Maquiavel: ser e parecer ser na política; Bacon: por uma ética naturalista materialista; Mazarin: ética e política na França de Luís XIV; Descartes: a moral provisória; Rosseau: sociabilidade e moralidade; Kant: a lei moral; entre outros.
O terceiro e último bloco do livro, Ética, Filosofia Política e Psicanálise da Contemporaneidade, inicia com Nietzsche: a filosofia do trágico, entre a ética e a estética; Freud: moral civilizada, mal-estar na civilização; Arendt: a ética da condição humana; Popper: ética e sociedade aberta; Levinas: ética e alteridade; Apel e Habermas: a ética do discurso; e finaliza, entre demais temáticas, com Deleuze: ética como resistência e reinvenção.
Ética em movimento pertence à coleção Filosofia, da PAULUS, conhecida pela qualidade de seus títulos, autores e abordagens na área filosófica.
Anor Sganzerla é graduado em Filosofia (PUC-PR), em Teologia (ITESP), especialista em História, Sociedade e Cultura (PUC-SP), mestre em Filosofia (PUC-SP) e doutorando em Filosofia (UFSCAR). Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da PUC-PR.
Ericson Sávio Falabretti é doutor em Filosofia pela UFSCAR, professor de graduação e de mestrado em Filosofia da PUC-PR, e diretor de graduação do curso de Filosofia da PUC-PR. Autor de diversos artigos sobre filosofia política e fenomenologia.Francisco Verardi Bocca é graduado em Arquitetura e Filosofia, mestre em filosofia da ciência e doutor em filosofia da psicanálise. Atualmente, é professor pesquisador na linha de filosofia da psicanálise do Programa de Mestrado em Filosofia da PUC-PR.
Serviço
Ética em movimento
Anor Sganzerla; Ericson S. Falabretti; Francisco V. Bocca (orgs.)
304 páginas
R$ 32,00
Paulus Editora

Nenhum comentário: